terça-feira, 25 de outubro de 2011

ESTAMOS BEM, MAS A ESPERA DE UM LAR!

Olha a Terla (nossa Diretora Executiva) e a Beatriz (ONG VIDA NOVA) lá nas instalações da Vida Nova, na Estrada da Ponta Grossa, em Porto Alegre. O lugar é lindo, limpo, bem cuidado!
E é bem espaçoso!!!
Olhem só o espaço! E tudo bem asseadinho!! E que grandeeeeee!!!! São poucos bichinhos por pavilhão! Normalmente, apenas quatro!
Gente essa picurrucha está a espera de um lar!!! Olhem so que fofa!
E vejam que olhar! Quanta meiguice!! Quanta queridisse!!!
Esse LINDOOOOOO é o BIDU! Foi encontrado quase morto, depois de ter sido abandonado por algum rinheiro sem alma... Se é que quem faz rinha tem alma... A Beatriz resgatou, deu carinho, cuidado e medicação e olhem só a retribuição...
Muitas lambidas e gracinhas para as visitas!!!
Vamos lá pessoal! Eles também precisam de um amor para chamar de seu!


Texto: Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros
Fotos: Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

DIA DOS ANIMAIS I

No dia 04 de outubro realizamos o nosso I SEMINÁRIO TRANSDISCIPLINAR DE DIREITO DO AMBIENTE! Muito bom começar as atividades com a benção de São Francisco e no seu dia!
O evento estava lotado! Muito Legal! E a abertura ficou sob a responsabilidade do Prof. Dr. Fabrício Pozzebon (PUCRS), que enfrentou o desafio de falar acerca da Lei dos Crimes Ambientais e da efetiva proteção do ambiente!
 Salão lotado!
 Prof.ª Me. Natália Pinzon (FARGS/ESADE) coordenando os trabalhos!
Várias foram as atividades! E a Esp. Terla Rodrigues - Diretora Executiva do Pira estava lá cobrindo todas as posições!
 Prof.ª Dr.ª Letícia Albuquerque (UFSC), também fundadora do Pira, estava lá!  Responsável pela condução do vídeo-debate! Em companhia do Prof.º Dr. Cláudio Frankenberg (PUCRS) e do Diretor Executivo do IJA, Cristiano Pacheco.
Esp. Giovana Hess, representando o corpo jurídico da EPTC foi a responsável por apresentar ao público acadêmico e a comunidade em geral, um outro lado da EPTC! E lá defendeu a proteção da fauna, por meio do abrigo dos equinos, em Porto Alegre. Ao lado a Profª Drª Anamaria Feijó (PUCRS) que nos trouxe uma discussão engajada e atual acerca da proteção dos animais.
Convidado carioca do nosso evento, Prof. Me. Daniel Lourenço (UFRRJ) trouxe um posicionamento lúcido, embasado e engajado para com a proteção dos animais não-humanos e despertou muitos fãs na República dos Pampas!

Prof. Gustavo Trindade proferiu uma palestra desafiadora... Foi dele a tarefa de chacoalhar a platéia para a realidade das alterações legislativas no Brasil, essencialmente, no que tange a Reforma do Código Florestal brasileiro.
 Prof. Gustavo Trindade, Prof. Orci Bretanha e Prof. Daniel Lourenço atentos aos questionamentos!
Debates: mil perguntas... mil perguntas...

Texto: Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros
Fotos: Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros e Terla Bica Rodrigues

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ABRIGO DE EQUINOS

Porto Alegre é uma das capitais brasileiras que mais apresenta a utilização de veículos de tração animal, as conhecidas VTAs! A preocupação com a situação é tão grande que a EPTC (Empresa Pública de Transporte Coletivo) passou a se responsabilizar pelo controle desse transporte. E vejam só o que se encontrou:
Essa imagem, concedida pela EPTC, demonstra a quantidade de animais que foi resgatada e salva em Porto Alegre. Salvos de maus-tratos, de descuido, de sede, de fome...
Um dos animais que se tornou o retrato dessa campanha é a égua Jabulani. Foi encontrada na via pública, no centro urbano da Capital, caída no chão, tão abandonada, tão torturada que a impressão que se tinha era que o caminho seria a morte. Uma morte depois de uma vida doída, sofrida, indigna.

E, de repente, a gente se dá conta de que com um pouco de cuidado, de atenção, de carinho, de comida, de água e alguma medicação...
A vida se renova!!!!
E a gente recebe um sopro, um sopro não, um vendaval de esperança!


Texto: Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros
Fotos: gentilmente cedidas pela EPTC

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Dia 04 de outubro, dia de São Francisco, dia da proteção dos animais. E é bom lembrar que, se tratando de proteção dos animais, estamos falando de proteção da vida! Afinal, animais todos somos!
No dia 04 de outubro de 2011 realizamos o I SEMINÁRIO TRANSDISCIPLINAR DE DIREITO DO AMBIENTE em parceria com a Faculdade de Direito da PUCRS, com a ESDM, com a ESADE, com a VIDA NOVA e com a EPTC! O evento foi um sucesso! Em breve contaremos as novidades, mas desde já AGRADECEMOS aos palestrantes e aos participantes! Aos palestrantes por nos apoiarem e estarem conosco graciosamente nesse dia nos brindando com as suas pesquisas e atividades e aos participantes que, para além de um audiência qualificada, doaram quase 100kg, isso mesmo, quase CEM QUILOS de ração para ajudar na preservação de tantas vidas.
Muito obrigada!

Texto: Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros

domingo, 2 de outubro de 2011

I SEMINÁRIO TRANSDISCIPLINAR DE DIREITO DO AMBIENTE


Arte: PROEX/PUCRS
Fotos: Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM VIAMÃO

A Promotoria de Viamão, representada pela Promotora Titular da Promotoria de Justiça Especializada, organizou, dia 27/09, uma audiência pública para a discussão acerca de uma questão muito sensível aos grandes centros urbanos nos últimos anos: o abandono e o descaso para com animais domésticos. Participaram do encontro a Promotora titular da Promotoria de Justiça Especializada de Viamão, Anelise Stifelman, a Primeira-Dama do Município de Porto Alegre, e titular da Secretaria de Direito dos Animais do Município de Porto Alegre, Sra. Regina Becker e, Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros, Professora Universitária, Doutora em Direito e Presidente do Instituto Piracema. O desafio da tarde foi enfrentar a problemática dos direitos dos animais e a responsabilidade do Poder Público na proteção dos animais não-humanos.

Texto: Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros